Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2022-10-27 às 9h28

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior lança Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) lança, esta sexta-feira, dia 28 de outubro, pelas 14h30, na Universidade do Minho, com transmissão em direto, o Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior, durante o Seminário «Sucesso Académico e Prevenção do Abandono no Ensino Superior»*.

Comprometido com metas de longo prazo e que visam até ao final da presente década atingir uma taxa média de frequência no ensino superior de seis em cada dez jovens com 20 anos e alcançar 50% de graduados de ensino superior na faixa etária dos 30-34 anos, o MCTES está apostado em alargar e diversificar o acesso e reforçar a ação social no ensino superior, seja ao nível de formação inicial seja ao nível de formação pós-graduada.

A promoção de um sistema de ensino superior de qualidade deve incluir o fortalecimento dos instrumentos de antecipação e mitigação das situações de insucesso e de abandono, nomeadamente através duma intervenção precoce na identificação de fatores de risco e na promoção de metodologias de ensino e avaliação que favoreçam a qualidade e profundidade da aprendizagem.

Nesse sentido, a área governativa da ciência, tecnologia e ensino superior, preparou o Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior, o qual dará especial atenção aos novos estudantes, pela importância desta fase inicial no percurso subsequente dos estudantes. Este programa visa ainda fortalecer as iniciativas já em curso em várias instituições de ensino superior.

Esse programa visa consolidar o efeito das medidas de apoio financeiro a ações inovadoras de ensino e aprendizagem nas Instituições do Ensino Superior já em curso no âmbito do projeto Skills 4 pós-COVID – Competências para o futuro no ensino superior.

Segue, em anexo, o programa da sessão.