Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-11-15 às 12h18

Mecanismo de Alerta Precoce do IAPMEI vence prémio europeu

1. O IPAMEI venceu o Grande Prémio do Júri dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial com o projeto MAP

2. Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, saúda o IAPMEI pela conquista da distinção.

3. Foram a concurso 297 projetos de 29 países.

O projeto MAP – Mecanismo de Alerta Precoce, desenvolvido pelo IAPMEI, foi o vencedor do prémio do Grande Júri dos EEPA - European Enterprise Promotion Awards, distinção máxima destes prémios, cuja edição deste ano decorreu, ontem, em Bilbao. Foram a concurso 297 projetos de 29 países divididos em 6 categorias. Os prémios EEP são uma iniciativa da Comissão Europeia que distingue os melhores projetos e iniciativas de promoção empresarial, nos 27 Estados-Membros da União Europeia e nos países associados ao programa COSME.

O Mecanismo de Alerta Precoce (MAP) constitui um instrumento que, sob a forma de dashboard, disponibiliza um conjunto de indicadores de natureza económica, refletindo a saúde financeira da empresa. Disponibilizado livremente pelo IAPMEI no seu site, esta ferramenta foi desenvolvida em parceria com o Banco de Portugal e a Autoridade Tributária e Aduaneira.

O projeto desenvolvido pelo IAPMEI já tinha sido vencedor da Categoria 4 - Desenvolvimento do Ambiente Empresarial e apoio à internacionalização das empresas, na fase nacional dos EEPA 2023.

Para além do acesso a uma análise periódica da situação da empresa, o MAP viabiliza, face ao diagnóstico apresentado, uma reflexão sobre a sua situação económica e financeira, identificando fragilidades e equacionando aspetos operacionais a serem objeto de eventual melhoria, bem como a possibilidade de utilização de alguns instrumentos públicos de apoio, designadamente de apoio à recapitalização empresarial e ao reinvestimento de lucros.

Em complemento à situação reportada ao último ano de atividade e da evolução da empresa nos três últimos exercícios, considera-se também a dimensão da empresa e o setor de atividade onde opera, de forma a relevar a sua eficácia operacional, a sua capacidade para suportar gastos financeiros, bem como o seu equilíbrio financeiro.

O MAP concretiza o consignado na Diretiva Europeia 2019/1023 no que ao alerta precoce diz respeito e abrange neste momento – edição de 2022 - um universo de 236 mil microempresas, PME e SMC e constitui uma ferramenta de suporte a uma gestão financeira prudente e equilibrada, à tomada de decisões empresariais atempadas e um mecanismo de literacia financeira.

O Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, saúda o IAPMEI pela conquista desta distinção, sublinhando que a mesma traduz o "reconhecimento europeu e internacional da qualidade do IAPMEI e da excelência das suas equipas na promoção empresarial, na ajuda às empresas e no desenho de projetos criativos e inovadores".
Áreas:
Economia e Mar