Saltar para conteúdo

Comunicados

2022-07-07 às 10h54

Liquidadas 94% das declarações de IRS entregues até 30 de junho

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já liquidou cerca de 94% das declarações de IRS entregues até 30 de junho, no âmbito da campanha de IRS de 2022 relativa aos rendimentos auferidos em 2021, tendo sido reembolsados cerca de 2.677 milhões de euros até quarta-feira, 6 de julho.

Até 30 de junho, foram entregues cerca de 5,6 milhões de declarações de IRS pelos contribuintes, sendo que 32% foram submetidas através do IRS Automático (preenchimento automático dos dados da declaração por parte da AT, através das informações comunicadas de forma automática às Finanças) e 68% foram submetidas de forma manual.

Das declarações entregues dentro do prazo legal foram liquidadas cerca de 5,3 milhões. Destas, cerca de 2,6 milhões correspondem a reembolsos aos contribuintes.

Foram também emitidas cerca de 1,1 milhões notas de cobrança, num total de cerca de 2,3 mil milhões de euros, sendo as restantes nulas (não havendo lugar a reembolso ou nota de cobrança).

O prazo médio de pagamento de todos os reembolsos efetuados por transferência bancária está nos 18,9 dias. Os contribuintes que entregaram o IRS Automático beneficiaram de um prazo médio de pagamento de reembolso de 12,5 dias. Ambos os prazos médios regressaram aos níveis pré-pandemia.
Tags: IRS
Áreas:
Finanças