Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-11-16 às 18h29

Linha Violeta com investimento aprovado em Conselho de Ministros

1. Investimento total será de 527,3 milhões de euros: 390 milhões do Plano de Recuperação e Resiliência; 137,3 milhões do Orçamento do Estado.

2. Sistema de metro ligeiro de superfície contará com um total de 17 estações e 11,5 km de extensão.

Foi hoje aprovada, em Conselho de Ministros, a construção da Linha Violeta do Metropolitano de Lisboa, com um investimento total de 527,3 milhões de euros. Destes, 390 milhões serão provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência, na modalidade de empréstimo, e 137,3 milhões de euros do Orçamento do Estado.

A Linha Violeta será um sistema de metro ligeiro de superfície que contará com um total de 17 estações e cerca de 11,5 km de extensão. No concelho de Loures serão construídas nove estações que servirão as freguesias de Loures, Santo António dos Cavaleiros e Frielas, numa extensão de 6,4 km. No concelho de Odivelas serão construídas oito estações que vão servirão as freguesias de Póvoa de Santo Adrião e Olival de Basto, Odivelas, Ramada e Caneças numa extensão total de 5,1 km.

O investimento engloba a conceção e a construção da infraestrutura ferroviária e o fornecimento de material circulante, bem como o reordenamento urbano envolvente no território dos dois municípios servidos, Loures e Odivelas.