Saltar para conteúdo

Comunicados

2023-09-22 às 14h26

Lançamento da Estratégia ESG para PME exportadoras

1. Governo lança Estratégia para auxiliar as Pequenas e Médias Empresas (PME) exportadoras a não ficarem fora dos mercados externos;

2. Regras internacionais terão de ser cumpridas de forma faseada entre 2025 e 2027;

3. Conferência internacional reúne em Lisboa vários peritos nacionais e internacionais em boas práticas ESG.

Na próxima segunda-feira, em que se celebra o Dia Nacional da Sustentabilidade, o Governo vai lançar a Estratégia Nacional ESG para PME Exportadoras. No decurso de uma Conferência Internacional, em Lisboa, será apresentada e debatida a necessária transição dos modelos de negócio tradicionais para um novo modelo que atenda a preocupações ambientais, sociais e de boa governação - ESG, Environment, Social & Governance, na sigla inglesa. 

Trata-se de regras internacionais que as empresas terão de cumprir até 2027 (e em alguns casos já em 2025) para não ficarem excluídas dos mercados externos e da cadeia de valor de grandes clientes internacionais, bem como para facilitar o acesso ao sistema financeiro. 

A conferência será, assim, o primeiro momento de implementação da Estratégia, que estabelece ainda um percurso de formação, avaliação, adaptação e divulgação das credenciais ambientais, sociais e de boa governança para as pequenas e médias empresas ativas em mercados externos. 

Estas empresas, pela sua dimensão exportadora, estão expostas às tendências do comércio internacional e serão, no imediato, as mais impactadas pelas novas regras, designadamente de relato de informação não financeira. O objetivo é que, daqui a pouco mais de três anos, a totalidade das empresas portuguesas consiga responder às exigências ESG e que todas possam contribuir para reforçar o papel de Portugal na implementação da Agenda 2030.

O Governo desenvolve esta Estratégia para prestar auxílio, através da AICEP - em parceria com o IAPMEI, o Turismo de Portugal, outras áreas governativas e parceiros da sociedade civil - na implementação das novas regras e, desta forma, contribuir para que as PME exportadoras continuem nos mercados externos, fazendo de Portugal uma referência mundial na adoção de boas práticas ESG.

Com mais de 700 empresas inscritas, para participar presencial ou remotamente, a "Conferência Internacional | Estratégia ESG para PME Exportadoras", que decorre segunda-feira durante todo o dia na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, contará com um painel alargado de oradores nacionais e internacionais, abordando temáticas como:

  • o quadro geral ESG e os recentes desenvolvimentos na Europa e no mundo com implicações para as empresas;
  • a importância de se integrar práticas ESG e a correlação positiva com o bom desempenho global das empresas; 
  • o enquadramento legal e o acesso a financiamento;
  • as ferramentas já disponíveis para ajudar as empresas neste processo de transição.

O programa da Conferência encontra-se em anexo.