Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2024-04-01 às 20h33

Lançado novo aviso pela Segurança Social para mais 1000 viaturas 100% elétricas para o setor social

1. Mobilidade Verde Social com novo aviso para candidaturas entre 11 de abril e 6 de junho 

2. Programa insere-se no investimento na Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais e pretende financiar um total de 2.500 viaturas

Foi hoje publicado o 3º aviso do concurso para financiamento da aquisição de veículos elétricos por instituições do setor social e solidário, no âmbito da medida Mobilidade Verde Social, apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). 

O Aviso estará aberto entre 11 de abril e 6 de junho e destina-se a candidatura para «adquirir viaturas elétricas que possam responder ao aumento do nível das respostas sociais de proximidade e que promovam o máximo de autonomia das pessoas, para que estas possam ter acesso aos apoios e serviços de que necessitam, sem que tenham de sair dos seus contextos naturais de vida». 

Com este novo aviso de abertura de candidaturas à Mobilidade Verde Social pretende-se apoiar a aquisição de até 1.000 viaturas 100% elétricas adaptadas ao transporte de pessoas com mobilidade condicionada. 

 O Aviso agora aberto destina-se a IPSS e equiparadas que detenham acordo de cooperação com a Segurança Social para o desenvolvimento de uma das seguintes respostas sociais: Apartamento de Autonomização; Centro Comunitário; Centro de Acolhimento Temporário; Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão; Centro de Dia; Centro de Noite; Estrutura Residencial para Pessoas Idosas; Lar de Apoio; Lar de Infância e Juventude; Lar Residencial; Residência de Autonomização e Inclusão; Residência para Pessoas com VIH/SIDA. 

O montante máximo do apoio é de 30.000 euros por veículo de transporte de até 7 passageiros e de 40.000 euros por veículo de transporte de até 9 passageiros. 

O aviso tem uma dotação total de 37 milhões de euros. 

Tags: mobilidade, PRR