Saltar para conteúdo

Comunicados

2023-04-29 às 15h46

Governo reforça políticas de apoio ao associativismo jovem

O Dia do Associativismo Jovem assinala-se este domingo, 30 de abril, com eventos e iniciativas promovidas pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), sob o lema "Palco Jovem: O Associativismo das Causas". 

O compromisso do Governo com a juventude traduz-se também num crescimento sustentado desde 2015, ano em que as verbas foram de 6 milhões de euros, sendo este ano de quase 7 milhões de euros, no quadro dos programas de apoio existentes de financiamento às associações juvenis e de carácter juvenil pelo IPDJ.

A juventude é um universo muito lato, que abrange todo o tipo de população e uma faixa etária relativamente alargada, de jovens adultos, raparigas, rapazes, pessoas LGBTI+, residentes em Portugal, migrantes, descendentes, refugiados ou deslocados, em contextos rurais e urbanos, em diferentes condições socioeconómicas, de saúde, além de várias outras situações ou condições mais ou menos específicas, o Governo tem procurado responder a estas múltiplas situações, privilegiando também a concretização do Plano Nacional para a Juventude (na sua segunda edição), com mais de 400 medidas.

Estes apoios não se esgotam nestes programas. O Governo definiu como prioridades para os programas de voluntariado o EuSouDigital, que visa chegar a 27 mil participantes, o Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, que teve um reforço de 1 milhão de euros, e o Voluntariado Jovem para a Defesa do Consumidor (com 500 mil euros previstos).

O orçamento da Agência Erasmus+ do ciclo 2014-2020 para o atual 2021-2027 representa, igualmente, um reforço significativo no financiamento às associações, aumentando de 11,9 milhões de euros para 14,1 milhões de euros.

O Governo avançou também com a consignação de 0,5% do IRS a associações juvenis de caráter juvenil ou de estudantes que tenha requerido tal benefício fiscal, a par do IRS Jovem e do seu reforço.

Por fim, há uma aposta na mobilidade juvenil, com a reabertura de Pousadas da Juventude (Guarda, Portalegre e Vila Real) e a reabilitação da Pousada do Parque das Nações, em Lisboa, num investimento total de cerca de 1,2 milhões de euros. Um protocolo entre a Movijovem e a FNAJ promove ainda a utilização da rede de pousadas por membros das associações juvenis. 

Tags: juventude