Saltar para conteúdo

Comunicados

2023-03-03 às 15h14

Governo cria grupo de trabalho para desenvolver o setor da biotecnologia azul

O Governo criou um grupo de trabalho interministerial das áreas do mar, da ciência e da tecnologia e da coesão territorial, para, até 30 de setembro de 2023, apresentar um plano estratégico para o desenvolvimento do Centro Internacional de Biotecnologia Azul, de acordo com um despacho hoje publicado em Diário da República.
 
A criação do Centro Internacional de Biotecnologia Azul é uma das prioridades do Programa do XXIII Governo Constitucional que definiu como uma das apostas no potencial do mar, a promoção da reindustrialização dos setores tradicionais através da biotecnologia azul, com especial enfoque em projetos empreendedores que permitam o desenvolvimento de produtos inovadores do mar.
 
O grupo de trabalho agora criado tem o objetivo de propor um conjunto de medidas que assegurem um enquadramento competitivo para o setor da biotecnologia azul em Portugal e propor um modelo técnico e de gestão para o Centro Internacional de Biotecnologia Azul, a instalar-se em Matosinhos.
 
O grupo de trabalho agora criado compreende três níveis de atuação: a Coordenação, o Comité Técnico e o Comité de Acompanhamento.
 
O Comité Técnico é constituído por 15 especialistas indicados pelo membro do Governo responsável pela área de mar, sob proposta da Fundação Oceano Azul.
 
O Comité de Acompanhamento tem a competência de analisar e acompanhar o progresso dos trabalhos, através da avaliação dos relatórios de progresso mensais enviados pelo Coordenador, sendo presidido pelo Ministro da Economia e do Mar.

Áreas:
Economia e Mar