Saltar para conteúdo

Comunicados

2023-12-30 às 12h25

Dois milhões de propriedades identificadas através do BUPi

1. A área de propriedades identificadas pelo cidadão no BUPi corresponde a mais de 1 milhão de campos de futebol.

2. Em 2023, o número de propriedades identificadas duplicou face ao total atingido até ao ano anterior, permitindo atingir o marco de cerca de 30% de área de matrizes georreferenciadas.

3. Número de Identificação do Prédio (NIP) vai permitir que cada propriedade seja identificada por um número único, comum para toda a administração pública.

O Balcão Único do Prédio (BUPi) termina o ano de 2023 com 2 milhões de propriedades identificadas, o que se traduz num aumento de 100% face ao final do último ano. Este número corresponde a mais de 300 mil pessoas, das quais mais de 60% apenas este ano, que já identificaram as suas propriedades de forma simples, gratuita e sem aumento de impostos, com a ajuda dos mais de 960 técnicos habilitados.
Em agosto de 2023, o Governo aprovou o alargamento do prazo que permite continuar a identificar e registar propriedades de forma gratuita até ao final do ano de 2025.
Os municípios de Bragança, Proença-a-Nova, Viseu, Pombal e Miranda do Douro são os que mais se destacam em termos de dados absolutos com cerca de 235 mil propriedades identificadas, sendo que do ponto de vista da percentagem de área georreferenciada face ao total da dimensão do concelho os municípios com melhores resultados são Alfândega da Fé (60%), Castanheira de Pera (59,7%), Manteigas (59,1%), Mira (51,8%) e Amares (50,6%).

Áreas:
Justiça