Saltar para conteúdo

Comunicados

2023-10-04 às 13h06

Cooperação marítima reforçada entre Portugal e França

1. O Secretário de Estado do Mar reuniu-se com o seu homólogo francês, Hervé Berville,  à margem da II edição do Sustainable Blue Economy Investment Forum (SBEIF).

2. A troca de experiências entre o anfitrião da última edição da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, Portugal, e o país que, com a Costa Rica, coorganizará a próxima foi um dos temas em destaque no encontro.

3. A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique e a École Nationale Supérieure  Maritime assinaram um memorando de entendimento que vai contribuir para a aproximação de Portugal e França em matéria marítima e reforça a  internacionalização de marítimos de ambos os países.

O Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, reuniu-se, esta manhã, com o seu homólogo  francês, Hervé Berville, à margem da II edição do Sustainable Blue Economy Investment Forum (SBEIF), que se realiza hoje no Centro de Congressos do Estoril e onde o governante francês intervirá na qualidade de keynote speaker.

A troca de experiências e informações úteis sobre a preparação da próxima Conferência dos Oceanos das Nações Unidas decorreu em jeito de passagem de testemunho entre o país que acolheu a última edição deste marcante evento, Portugal, e aquele que coorganizará, com a Costa Rica, a próxima, a França. 

O encontro permitiu ainda vincar a posição, convergente, de ambos os países numa ação internacional em prol da proteção do Oceano e do desenvolvimento de uma economia azul sustentável, tendo sido identificadas várias oportunidades de possível reforço da cooperação bilateral neste domínio.

Os dois governantes outorgaram, no final da reunião, a assinatura de um memorando de entendimento entre a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique e a École Nationale  Supérieure Maritime, elemento que vai contribuir para a aproximação de Portugal e França em matéria marítima e que internacionaliza a formação de quadros para os setores marítimo e portuário de ambos os países.

Tags: mar
Áreas:
Economia e Mar