Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2024-02-14 às 10h59

Conferência Mundial da UNESCO sobre Cultura e Educação Artística

1. Ministro da Educação, João Costa, preside a delegação portuguesa em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos 

2. Conferência com vista à adoção de um Quadro de Referência da UNESCO para a Cultura e a Educação Artística 

3. Ministro da Educação português é um dos 12 vice-presidentes do bureau desta Conferência, em representação do grupo eleitoral 1

A delegação nacional composta pelo Ministro da Educação, João Costa, pela Comissária Nacional do Plano Nacional de Leitura, Regina Duarte, pela Subcomissária do Plano Nacional das Artes, Sara Brighenti e pelo Diretor de Serviços de Desenvolvimento Curricular da Direção Geral de Educação, Hélder Pais, estará em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, entre hoje e quinta-feira, dia 15 de fevereiro, para participar na Conferência Mundial da UNESCO sobre Cultura e Educação Artística. 

A Educação e a Cultura são o foco do encontro de dois dias que reúne ministros de vários países bem como inúmeros dirigentes de organismos e instituições destas áreas governativas. 

A conferência tem como objetivo a adoção de um Quadro de Referência da UNESCO para a Cultura e a Educação Artística, destinado a apoiar os Estados-Membros na integração e implementação eficazes da cultura e da educação artística em estratégias e programas relevantes a nível nacional. 

Este Quadro pretende reforçar um consenso global em torno do nexo entre a cultura e a educação, promovendo políticas e ações integradas para o desenvolvimento inclusivo e holístico dos indivíduos e das sociedades. 

Na agenda está também uma proposta de discussão sobre novas vias para melhorar, aprofundar e aumentar as colaborações entre os setores da educação e da cultura, tirando partido das tecnologias digitais para acelerar a realização dos objetivos de desenvolvimento global presentes e futuros, designadamente a Agenda 2030. 

Na Conferência participam ainda as agências das Nações Unidas, organizações intergovernamentais e as redes e parceiros da UNESCO nos domínios da cultura e da educação para partilhar práticas e ideias inovadoras, bem como para reforçar uma aliança global para a cultura e a educação artística. 

O Ministro da Educação é um dos 12 vice-presidentes a do bureau da Conferência Mundial da UNESCO da Educação Cultural e Artística, em representação do grupo eleitoral 1. 

 João Costa ainda intervém no painel ministerial da sessão temática 3, sobre competências para modelar futuros resilientes, justos e sustentáveis. 

Destaque também para o encontro paralelo em que participa o Plano Nacional das Artes, the World Alliance for Arts Education (WAAE), the World Dance Alliance (WDA), daCi (dance and the Child international), and the International Society for Education through Art (InSEA), um momento no qual será referida a Carta do Porto Santo, a Cultura e a promoção da democracia.
Áreas:
Educação