Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-06-16 às 17h36

Conferência MAI TECH

O Ministério da Administração Interna organiza a primeira edição da conferência MAI TECH, no dia 20 de junho, pelas 10h00, na Reitoria da Universidade do Porto, e na qual participarão o Ministro José Luís Carneiro, a Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, e a Inspetora-Geral da Administração Interna, Anabela Cabral Ferreira.  

O MAI TECH é uma conferência de tecnologia nas áreas da segurança e proteção civil. Tem por objetivo impulsionar a transformação digital nesta área governativa, bem como de promover a segurança dos nossos cidadãos. 

O evento destacará a importância do uso das novas tecnologias e os resultados da sua aplicação prática na melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem em Portugal e daqueles que nos visitam. 

Durante o MAI TECH, as várias entidades tuteladas – Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) e Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária - irão partilhar conhecimentos, promover a colaboração e discutir as melhores práticas locais e internacionais da aplicação da tecnologia na área segurança interna e proteção civil. 

O MAI TECH incluirá ainda a apresentação de diversos projetos sob responsabilidade da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna, entre os quais o dos Cadernos Eleitorais Desmaterializados e do 112.pt (nova geração do serviço 112).

Os autarcas desempenharão também um papel central, como parceiros privilegiados, trazendo também as suas experiências neste contexto. Será um espaço crucial para explorar os desafios e as oportunidades da tecnologia na segurança pública, como por exemplo o projeto eGard implementado no comando Territorial da GNR da Guarda e a teleassistência a pessoas vulneráveis. 

A exposição de meios, soluções e tecnologias será um dos pontos marcantes do MAI TECH, proporcionando aos participantes a oportunidade de conhecer as mais recentes soluções inovadoras da área da Administração Interna. Serão realizadas demonstrações práticas dessas tecnologias, permitindo que os participantes conheçam melhor os projetos em curso na área da segurança interna e proteção civil.