Saltar para conteúdo

Comunicados

2023-07-25 às 13h53

Centro Cultural Jorge Sampaio em Timor-Leste

Cerca de vinte e dois anos depois de ter sido inaugurado, o Instituto Camões - Centro Cultural Português em Díli vai passar a chamar-se Centro Cultural Jorge Sampaio. 

Uma iniciativa do Governo Português, por ocasião da deslocação do Primeiro-Ministro a Timor, nesta que é a sua primeira visita oficial àquele país. 

O Centro vai passar a designar-se Centro Cultural Jorge Sampaio atendendo ao papel fulcral e decisivo que o antigo Presidente da República assumiu na defesa e visibilidade da causa da independência de Timor-Leste no seio da comunidade internacional.

Neste contexto, a partir do momento da inauguração, estará patente uma Exposição com fotografias do Arquivo da Presidência da República evocativas de momentos relacionados com a Presidência de Jorge Sampaio e o papel que desempenhou para a independência timorense. Estará também em projeção o vídeo da marcante entrevista à CNN, em 1996, por ocasião da entrega do Prémio Nobel da Paz a Ramos-Horta e ao Bispo Ximenes Belo. 

Os centros culturais portugueses são espaços de cultura cuja principal finalidade é promover a língua e a cultura portuguesas, contribuindo igualmente para a prossecução dos objetivos norteadores da ação cultural externa, designadamente a promoção de valores democráticos. 

A Biblioteca conta com mais de 10 000 títulos. A visita do Primeiro-Ministro coincidirá com um reforço bibliográfico do Centro Cultural pretendendo-se, assim, continuar a investir na difusão da língua portuguesa e dos autores lusófonos em Timor-Leste.