Saltar para conteúdo

Comunicados

2023-10-13 às 12h37

Capacitação Digital das Escolas reúne 1000 participantes

1. Balanço de três anos do Plano de Transição Digital na Educação reuniu docentes, alunos e especialistas

2. Mais de 150 alunos apresentaram projetos dos Clubes de Programação e Robótica das escolas

3. Mais de 98.200 docentes concluíram com sucesso as ações de capacitação digital


O Evento Nacional "Capacitação Digital das Escolas: (Re)Configurar Espaços de Aprendizagem", realizado esta quarta-feira, em Santarém, reuniu mais de um milhar de participantes e afirmou-se como um momento marcante de reflexão sobre a inovação pedagógica, para que as ações em curso nas escolas tenham o impacto esperado no sucesso educativo, na igualdade de oportunidades e na inclusão de todos os alunos, preparando-os para fazer face aos desafios da sociedade em que se integram.

O encontro dinamizado pela Direção-Geral da Educação juntou Diretores de Agrupamentos de Escolas e de Escolas Não Agrupadas, Diretores de Centros de Formação da Associação de Escolas, docentes, técnicos envolvidos diretamente na Transição Digital na Educação e alunos.

Foram vários os oradores nacionais e internacionais convidados que enriqueceram o momento, abordando temas como os ambientes enriquecidos com o digital, a liderança escolar, a arquitetura, o bem-estar, a inclusão e cidadania digital.

Pelo palco do CNEMA e ao longo de mais de 2km2, passaram a Professora Diana Bannister, do Instituto de Educação da Universidade de Wolverhampton, o Professor João Filipe Matos, da Universidade de Lisboa, a Professora María Acaso, do Departamento de Educação do Museu Rainha Sofia de Madrid e o Professor Pedro Santa Clara, Diretor da Escola Lisboa 42, promotor e gestor de projetos educativos.

Para além das sessões plenárias e das sessões paralelas, que decorreram em quatro áreas distintas em simultâneo, os participantes tiveram também a oportunidade de visitar diversos espaços expositivos, ver laboratórios e participar em Workshops. 

Pelo espaço foi ainda possível ver ao vivo os projetos dos Clubes de Programação e Robótica nas escolas, protagonizado por mais de 150 alunos, uma iniciativa que conta já com 308 Clubes registados a nível nacional. 

Outro dos momentos altos foi protagonizado pelos próprios alunos envolvidos na iniciativa Líderes Digitais, que mostraram o trabalho desenvolvido em diferentes sessões. Um trabalho que, no último ano letivo, contou com a participação de mais de 2800 alunos, dos ensinos básico e secundário, pertencentes a 110 Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas.

Sobre os últimos três anos de Capacitação Digital das Escolas:
- 99.760 docentes responderam, de forma voluntária, ao Check-In, tendo sido posicionados em nível de proficiência digital para, posteriormente, frequentarem ações de formação correspondentes a esse nível (1,2 ou 3);
- 926 formadores certificados pela Direção-Geral da Educação;
- 91 Centros de Formação de Associação de Escolas asseguraram a realização das ações de capacitação digital de docentes;
- 98.287 docentes concluíram com sucesso as ações de capacitação digital em que se inscreveram;
- 87 docentes / Embaixadores Digitais asseguram o acompanhamento direto às escolas;
- Os Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas conceberam e implementaram os seus Planos de Ação de Desenvolvimento Digital (PADDE).

Para o Ministro da Educação, João Costa, "o investimento na transição digital na educação precisa de debate, fundamento, partilha de práticas e apropriação - é o que está / esteve a acontecer em Santarém. O encontro Capacitação Digital das Escolas e como (Re)Configurar Espaços de Aprendizagem é a montra viva de tudo o que está a acontecer na nossa escola pública, uma escola, que ao longo dos últimos três anos, implementou os seus Planos de Ação de Desenvolvimento Digital e onde mais de 98.200 docentes concluíram com sucesso as ações de capacitação digital em que se inscreveram."
Áreas:
Educação