Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-12-15 às 17h36

261 novos CTE aprovados antecipam meta do PRR

1. Com a aprovação destes novos 261 Centros Tecnológicos Especializados (CTE) fica cumprida a meta PRR prevista para 2025.

2. Estima-se um investimento total de 426,5 milhões de euros, somando também o valor da primeira fase.

3. A criação de CTE destina-se a modernizar a oferta dos estabelecimentos de ensino profissional.

O objetivo de criar 365 Centros Tecnológicos Especializados CTE até 2025, meta inscrita no Plano de Recuperação e Resiliência PRR, fica integralmente cumprido aquando da finalização dos 261 Centros Tecnológicos Especializados com proposta de aprovação de candidatura desta segunda fase.

As escolas que submeteram propostas de criação de CTE na segunda fase de apresentação de candidaturas foram já notificadas, seguindo se agora um período de audiência prévia de 10 dias.

O investimento total das candidaturas com proposta de deferimento é de 307,5 milhões de euros, a que se soma um valor de 119 milhões de euros correspondente aos 104 CTE, aprovados na 1ª fase.

O somatório do valor aprovado na primeira fase e do valor estimado nas candidaturas com proposta de deferimento submetidas na segunda fase é de 426,5 milhões de euros, montante que fica aquém da dotação total prevista para o investimento, que é de 480 milhões de euros.

A análise da cobertura regional de CTE, resultante das duas fases, permite concluir que a região de Lisboa e Vale do Tejo é a única do país que fica com um número de CTE significativamente inferior às vagas disponíveis na região.

Assim, atendendo ao montante remanescente das duas fases e à necessidade de assegurar a cobertura de CTE na região de LVT, será brevemente lançado um novo concurso para a criação de 35 CTE nesta região com um montante de investimento de 53,5 milhões de euros.


Leia o comunicado na íntegra 
Áreas:
Educação