Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-02-28 às 16h11

10 milhões de euros para empresas do turismo

A Portugal Ventures, sociedade de capital de risco do grupo Banco Português de Fomento, lança, amanhã, dia 1 de março, em parceria com o Turismo de Portugal, a Call Turismo + Crescimento. 

Com uma dotação de 10 milhões de euros, o aviso é dirigido a todas as empresas do turismo já constituídas (desde que com menos de 7 anos de existência) e a empresas a constituir. A 1.ª fase desta Call termina no dia 30 de abril. 
 
Esta Call tem por objetivo promover o acesso das empresas do turismo a financiamento de capital de risco, para o desenvolvimento de projetos que reforcem a competitividade da oferta turística do país, melhorem a experiência do turista e/ou promovam uma maior eficiência na operação. 
 
Em concreto, são elegíveis a seguintes tipologias de operações:
 
  • Operações de capitalização das empresas, tendo em vista o seu crescimento/expansão e melhoria da sua competitividade.
  • Operações de concentração de empresas, tendo em vista assegurar ganhos de escala, nomeadamente através de processos de agregação de funções de back-office (financeira, compras, gestão de recursos humanos) e/ou de criação de sinergias comerciais, ainda que com graus de autonomia de negócio relevantes.
De referir que a entrada de capital na empresa não será inferior a 150 mil euros e não será superior a 1,5 milhões de euros por empresa, a determinar em função das necessidades efetivas de financiamento da empresa e do investimento proposto.
 
Na avaliação da empresa e da operação proposta, são avaliados diversos critérios, entre os quais a solidez da equipa de gestão e do modelo de negócio, a dimensão do mercado alvo, o grau de novidade dos projetos e o seu posicionamento face à concorrência, a maturidade do projeto e o contributo do mesmo no quadro de uma gestão ESG.

Áreas:
Economia e Mar