Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Saúde

Ricardo Mestre

Secretário de Estado da Saúde

Período de governação: 2022-09-16 até 2024-04-02

Biografia

Ricardo Mestre nasceu em 1978, em Serpa.

É Licenciado em economia, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa em 2001.

É especialista em administração hospitalar: XXXV CEAH da ENSP, em 2007 e Pós-Graduado em Administração de Serviços de Saúde pela Universidade Moderna, em 2004. Realizou o Programa de Alta Direção de Serviços de Saúde, da AESE; o «Barcelona Course in Health Financing – Special Theme: Universal Coverage», da Organização Mundial da Saúde; e o «Summer School on Integrated care: moving beyond the rhetoric», do Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde.

Foi subdiretor-geral da Direção-Geral da Saúde, a partir de junho de 2022.

Foi gestor de projeto no Conselho das Finanças Publicas, na área da saúde e do Setor Público Empresarial (março de 2021 a junho de 2022).

Foi vogal executivo do conselho diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde, ACSS (março de 2016 a março de 2021).

Foi diretor do Departamento de Gestão e Financiamento de Prestações de Saúde da ACSS (maio de 2012 a março de 2016).

Foi diretor do Departamento de Contratualização da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo (maio de 2008 a maio de 2012).

Foi assessor do conselho diretivo da ARS do Alentejo (maio de 2006 a maio de 2008).

Foi formador na área da Economia e da Gestão (abril de 2005 a abril de 2006).

Foi técnico superior nos Serviços Financeiros do Hospital S. Paulo, Serpa (julho de 2002 a fevereiro de 2005).

Foi investigador na área da saúde e coautor de vários trabalhos publicados, orientador de campo e arguente convidado da discussão do trabalho de vários alunos do CEAH, da ENSP, da UNL.

Foi coordenador de vários grupos de trabalho na área da saúde, com destaque para: contratualização nos cuidados de saúde primários; contratualização nos cuidados continuados integrados; definição da estratégia do SNS para os cuidados de saúde física e de reabilitação em ambulatório; acompanhamento da implementação da atividade do enfermeiro de família; implementação do sistema de codificação clínica ICD-10-CM/PCS em Portugal.

Foi membro da Equipa de Coordenação Regional do Alentejo da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (setembro de 2006 a maio de 2012).

Docente e preletor convidado em várias entidades de ensino superior.

Autor e coautor de diversos trabalhos publicados na área da administração e gestão em saúde.