Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Negócios Estrangeiros

Bernardo Ivo Cruz

Secretário de Estado da Internacionalização

Período de governação: 2022-03-30 até 2024-04-02

Biografia

Bernardo Ivo Cruz nasceu em Lisboa, em 1968. 

É consultor estratégico nas áreas das Políticas Públicas e Relações Internacionais, académico correspondente da Academia Internacional da Cultura Portuguesa, membro do Conselho Editorial do Public Policy Portuguese Journal da Unidade de Monitorização das Políticas Públicas da Universidade de Évora, investigador associado do Centro de Investigação do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, membro da Direção do Clube de Lisboa, membro da Mesa da Assembleia Geral da Liga dos Amigos do Mosteiro dos Jerónimos e assina uma coluna de opinião semanal no Diário de Notícias.

Doutor em Ciência Política pela Universidade de Bristol no Reino Unido, em 2007. Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa em 1995.

Alumnus do Prince of Wales’s Business and Sustainability Program pelo Instituto de Sustentabilidade e Liderança da Universidade de Cambridge. 

Subsecretário de Estado Adjunto e Chefe de Gabinete do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros no XVII Governo Constitucional.

Conselheiro na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia durante a Presidência Portuguesa do Conselho de 2021. 

Administrador Executivo da SOFID - Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento. 

Conselheiro Económico e Comercial nas Embaixadas Portuguesas no Reino Unido e no Brasil, onde dirigiu os Centros de Negócios da AICEP para a América Latina e para o Reino Unido e Irlanda.

Membro do Conselho Estratégico para as Relações Internacionais da CIP - Confederação Empresarial de Portugal.

Consultor Estratégico para as Políticas Públicas e Relações Internacionais na CV&A.

Fundou e foi Global Managing Partner do True Bridge Consultancy Group.

Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa no Reino Unido.

Representou a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Brasil) na Europa. 

Partner da Leadership Business Consulting.

Visiting Academic, Lecture, Assistant Lecture e Teaching Assistant nas Universidades de Loughborough, Cardiff e Bristol no Reino Unido. 

Membro eleito do Court da Universidade de Bristol e membro dos Conselhos Científico e Pedagógico na Escola de Estudos Europeus da Universidade de Cardiff.

Editor da The London BREXIT Monthly Digest, que acompanhou o processo de saída do Reino Unido da União Europeia do ponto de vista de Londres.

Coordenou a Missão de Apoio à Reconciliação Nacional em Timor-Leste do Club de Madrid.

Secretário-Geral do Conselho Português do Movimento Europeu.

Membro da Direção da Liga dos Amigos do Mosteiro dos Jerónimos.

Serviu como Cônsul Honorário da República do Botswana em Portugal.