Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Negócios Estrangeiros

João Gomes Cravinho

Ministro dos Negócios Estrangeiros

Período de governação: 2022-03-30 até 2024-04-02
João Gomes Cravinho João Gomes Cravinho

Biografia

João Gomes Cravinho nasceu em Lisboa, em 1964.

É Doutorado em Ciência Política, pela Universidade de Oxford, e com mestrado e licenciatura pela London School of Economics.

Foi embaixador da União Europeia no Brasil, desde agosto de 2015 a outubro de 2018, tendo desempenhado o mesmo cargo na Índia entre 2011 e 2015.

Entre março de 2005 e junho de 2011, foi Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, nos XVII e XVIII Governos Constitucionais.

Anteriormente, exerceu atividade de docência enquanto professor de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e professor convidado no ISCTE e na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. 

Desempenhou funções de consultor do Instituto de Defesa Nacional, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Comissão Europeia e do Banco Mundial. 

Entre 2001 e 2002, presidiu ao Instituto da Cooperação Portuguesa. 

Concluiu o curso Leadership for Senior Executives na Harvard Business School, em abril de 2018. Foi relator para o Sector Judicial, Missão do Banco Mundial em Timor-Leste (Joint Assessment Mission for East Timor), em 1999. No mesmo ano, foi coordenador e membro de uma missão de observadores internacionais à consulta popular em Timor-Leste. 

Autor do livro «Visões do Mundo» (2002), publicou numerosos artigos em revistas académicas especializadas e em jornais sobre temas relacionados com Política de defesa, Cooperação e Relações internacionais.

Foi Ministro da Defesa Nacional do XXI Governo Constitucional, desde outubro de 2018, e do XXII Governo Constitucional.