Saltar para conteúdo

Economia e Mar

Nuno Fazenda

Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços

Período de governação: 2022-12-02 até à data atual

Biografia

Nuno Fazenda nasceu na Covilhã, em 1976.

É Doutorado pelo Instituto Superior Técnico em Planeamento Regional e Urbano, Mestre pela Universidade de Aveiro em Gestão e Políticas Ambientais e Licenciado em Turismo pela Universidade do Algarve.

Trabalhou na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, entre 2001 e 2014, no Porto. Neste âmbito, foi perito-coordenador da Agenda Regional de Turismo – Plano de Ação para o Desenvolvimento do Turismo na Região do Norte e coordenador do Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro.

Foi diretor do Departamento de Gestão de Programas Comunitários no Turismo de Portugal (2014-2019), tendo sido responsável pelas áreas de desenvolvimento regional, de gestão de programas europeus e também pela coordenação da Estratégia Nacional de Turismo vigente – Estratégia Turismo 2027.

Foi vogal não executivo do Conselho Diretivo da Fundação Côa Parque.

Foi deputado eleito pelo distrito de Castelo Branco à Assembleia da República Portuguesa, designadamente na XIV legislatura, tendo integrado as Comissões Parlamentares de (i) Economia, Inovação, Obras públicas e Habitação, (ii) a Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença Covid-19 e do processo de recuperação económica e social e (iii) a Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, tendo sido o coordenador do Grupo Parlamentar do Partido Socialista nesta Comissão.

Reeleito deputado para a atual legislatura tendo assumido as funções de Presidente da Sub-Comissão parlamentar para o acompanhamento dos fundos europeus e do PRR.

Foi perito internacional do Centro Mundial de Excelência dos Destinos.

Foi professor da Universidade Católica Portuguesa na área do Turismo há mais de uma década, nomeadamente em cursos conferentes de grau académico, bem como, na formação de executivos na Católica Lisbon School of Business & Economics.