Saltar para conteúdo

Cultura

Pedro Adão e Silva

Ministro da Cultura

Período de governação: 2022-03-30 até à data atual
Pedro Adão e Silva Pedro Adão e Silva

Biografia

Pedro Adão e Silva nasceu em Lisboa, em 1974.

É Licenciado em Sociologia (ISCTE-IUL), 1997, e Doutorado em ciências sociais e políticas (Instituto Universitário Europeu, Florença), 2009.

É professor auxiliar na Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL onde foi, também, diretor do programa de doutoramento em políticas públicas (até setembro de 2021). 

Foi vice-presidente do IPPS-IUL (até setembro de 2021) e integrou a direção do laboratório colaborativo CoLABOR, onde coordenou (até setembro de 2021) a linha de investigação dedicada à «proteção social». Ainda no CoLABOR fez parte da equipa responsável pelo desenvolvimento da plataforma «DataLabor». 

Entre junho de 2021 e 30 de março de 2022 foi Comissário Executivo das comemorações do quinquagésimo aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974.

Coordenou a edição de diversos volumes de análise das políticas públicas em Portugal e publicou vários artigos sobre o tema, em particular nas áreas sociais, em revistas nacionais e internacionais. Em conjunto com Ricardo Paes Mamede foi responsável pelos relatórios "Estado da Nação e as Políticas Públicas - Menos Reformas, Melhores Políticas" (2019) , "Estado da Nação e as Políticas Públicas - Valorizar as Políticas Públicas" (2020) e o "Estado da Nação e as Políticas Públicas – Governar em Estado de Emergência" (2021). A partir de 2012 assumiu a organização do Fórum das Políticas Públicas do ISCTE-IUL. 

Até março de 2022 fez parte do Conselho Geral da APREN - Associação de Energias Renováveis - e do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). Foi comentador e colunista em vários órgãos de comunicação social.