Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Coesão Territorial

Ana Abrunhosa

Ministra da Coesão Territorial

Período de governação: 2022-03-30 até 2024-04-02
Ana Abrunhosa Ana Abrunhosa

Biografia

Ana Maria Pereira Abrunhosa nasceu em Angola, em 1970. 

É Licenciada em Economia, Mestre em Economia e doutorada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, desde 1995, onde tem lecionado diversas disciplinas, como Introdução à Economia, Microeconomia I, Economia Regional, Economia Europeia, Introdução à Gestão, Seminário Gestão da inovação, entre outras. Colabora regularmente com outras Faculdades da Universidade de Coimbra. 

Foi Ministra da Coesão Territorial do XXII Governo Constitucional.

Foi presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), desde maio de 2014 a outubro 2019; presidente da Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro, desde maio de 2014; presidente do Comité de Investimento do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU 2020), desde junho de 2016; presidente do Conselho Geral do Fundo de Dívida & Garantias, da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), de julho de 2017 a dezembro de 2018.

Foi presidente do Conselho Geral do Fundo de Capital & Quase-Capital, da IFD, desde janeiro de 2019; e presidente da Comunidade de Trabalho EUROACE (Centro, Alentejo e Extremadura) e da Eurorregião desde junho de 2018. 

Foi vogal executiva da Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro - Mais Centro, de fevereiro de 2010 a maio de 2014.

Foi vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, sendo responsável pelas áreas do Desenvolvimento regional, do Apoio jurídico e à administração local e da Comunicação, gestão administrativa e financeira, entre 2008 e 2010.

Iniciou a sua atividade profissional na empresa Ernst & Young na área de auditoria, onde trabalhou de julho de 1994 a outubro de 1995.

Foi investigadora do Centro de Estudos Sociais, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Publicou diversos artigos em revistas e livros nacionais e internacionais, essencialmente sobre desenvolvimento regional e economia e gestão da inovação.