Saltar para conteúdo

Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Pedro Nuno Teixeira

Secretário de Estado do Ensino Superior

Período de governação: 2022-03-30 até à data atual

Biografia

Pedro Nuno Teixeira nasceu no Porto, em 1972.

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (1995), mestre em Economia do Ensino Superior pela Universidade de Twente – Países Baixos (1998) e doutorado em Economia pela Universidade de Exeter (2003). Foi investigador ou professor visitante na Universidade de Oxford, na Universidade da Califórnia-Berkeley e na Universidade Estadual de Nova York – Albany (nesta última como bolseiro do Programa New Century Scholars – Fulbright Commission).

Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e Diretor do CIPES – Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior.

A sua investigação tem-se centrado na análise económica e política da educação (nomeadamente no ensino superior) e na história do pensamento económico, sendo autor de vários trabalhos nestas duas áreas.

Consultor da Casa Civil da Presidência da República para o Ensino Superior e a Ciência (2016-2021) e para o Ensino Superior e a Recuperação Económica (2021-2022).

Foi Vice-Reitor para a Formação e Organização Académica da Universidade do Porto (2014-2018).

Foi Membro do Conselho Nacional da Educação (2014-2018) e do Conselho de Educação da Fundação Francisco Manuel dos Santos (2013-2018). Membro não-executivo do Conselho de Administração da Fundação Bial (desde 2015), em representação do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. 

Secretário-Geral do CHER – Consortium of Higher Education Researchers (desde 2013). Membro do Painel de Avaliadores do Institutional Evaluation Program da European University Association e da ENQA – European Association of Quality Agencies. Research Fellow da IZA – Institute for the Study of Labor.

Membro da Academia Europaea (desde 2021).