Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-08-13 às 18h24

Vouchers para manuais escolares gratuitos para anos de início de ciclo começam a ser disponibilizados

Começaram a ser disponibilizados os vouchers para aquisição de manuais escolares gratuitos para os anos de início de ciclo - 1.º, 5.º, 7.º e 10.º anos.

Só para estes quatro anos de escolaridade, neste primeiro dia, já foram disponibilizados mais de 700 mil vouchers, permitindo o seu levantamento nas livrarias aderentes.
Desde o dia 3 de agosto, quando a plataforma MEGA começou a operar, foram disponibilizados cerca de 5 milhões de vouchers.

Recorde-se que estes vouchers ficam disponíveis à medida que os dados dos alunos são exportados pelas escolas para a plataforma, tratando-se, por isso, de um processo evolutivo que resulta do trabalho de preparação do próximo ano letivo. É importante, todavia, que os encarregados de educação vão acompanhando o processo para evitar uma concentração de pedidos.

Sublinha-se que para beneficiar de manuais escolares gratuitos, os encarregados de educação têm de registar-se na plataforma MEGA, ou descarregar a app "Edu Rede Escolar". A partir de qualquer um destes dispositivos, terão acesso aos dados escolares dos seus educandos, aos respetivos vouchers para os manuais escolares, bem como à lista das livrarias aderentes, onde poderá ser feito o levantamento.

Já as livrarias, para fazerem parte do programa MEGA, devem inscrever-se na área reservada da plataforma.

O início do ano letivo de 2020/2021 está previsto para 14 a 17 de setembro, sendo as primeiras cinco semanas especialmente dedicadas à recuperação de aprendizagens, salvaguardando os efeitos da crise pandémica dos últimos meses.