Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-12-05 às 12h12

Voluntariado em Portugal cresce quase 30% em 2021

Assinala-se este domingo, 5 de dezembro, o Dia Internacional dos Voluntários, que foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 1985.

Em 2021, ainda em plena pandemia pela Covid-19, a sociedade civil deu continuidade à participação que marcou o ano de 2020, mostrando a sua disponibilidade para participar e dar resposta às necessidades e desafios identificados nos diferentes territórios.

O número de voluntários inscritos nas plataformas geridas pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) registou um crescimento de mais de 26,6% ao longo de 2021, fixando-se agora em praticamente 8.500 pessoas inscritas.

 

Abaixo a caraterização sobre os inscritos nas diversas plataformas:

- 27% dos registos nas Plataformas de Voluntariado são pessoas entre os 15 e 24 anos, seguidos da faixa etária dos 25-34 anos (25%);

-  É o sexo feminino que tem mais disponibilidade para participar em ações. 71% dos voluntários são mulheres;

-  Lisboa e Vale do Tejo é a região que detém maior número de voluntários (46,7%) e foi a que mais cresceu face a 2020 (mais 27%). Segue-se a região Norte com 23% de pessoas inscritas, mais 17% face ao período homólogo;

 - 38% dos inscritos são trabalhadores e 24% estudantes;

- 43% disponibiliza-se para fazer voluntariado 4 ou mais horas por semana;

-  Ação social, cívica e cooperação para o desenvolvimento são as atividades mais procuradas; 

A Economia Social é uma realidade consolidada em Portugal e tem como uma das missões promover e apoiar o voluntariado. Através da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), foram criadas ferramentas para identificar as iniciativas de voluntariado de Norte a Sul do país, com o mapeamento das ações de solidariedade, movimentos e plataformas, criadas para dar resposta a situações e pessoas com necessidades de apoio.

 

A CASES desenvolveu uma página específica dedicada ao voluntariado– www.cases.pt/voluntariado/


Quem quiser participar neste movimento, poderá registar-se na Plataforma Portugal Voluntário e dar o seu contributo, individualmente ou através de programas, às suas comunidades.

Em 2021 celebra-se os 10 anos do Ano Europeu do Voluntariado (EYV) onde foi criada a PAVE - a Agenda Política do Voluntariado na Europa, que estabeleceu recomendações para um quadro político europeu mais eficiente e ativo no apoio e promoção do voluntariado.

10 anos depois, pretende-se estabelecer as bases para a construção de um Plano para o Voluntariado Europeu 2030: o Blueprint for European Volunteering 2030.