Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-06-18 às 12h41

Valor da solidariedade deve ser o fundamento da União Europeia

Primeiro-Ministro, António Costa, na cerimónia de encerramento do ano académico 2020-21 do Colégio da Europa, Bruxelas, 18 junho 2021

O Primeiro-Ministro, António Costa, afirmou que «a solidariedade» deve ser o fundamento da União Europeia - que a tem demonstrado na atual crise pandémica - e alertou para a necessidade de a Europa dar aos cidadãos «esperança e confiança no futuro».

António Costa falava na cerimónia de encerramento do ano académico 2020-21 do Colégio da Europa, em Bruges, na Bélgica, que teve como ‘patrono’ o antigo chefe de Estado e de Governo português, Mário Soares.

Segundo o Primeiro-ministro, «a pandemia tornou evidente o valor da solidariedade» e que, desde o início, houve solidariedade na partilha das vacinas, para garantir o acesso de todos os europeus à vacinação e, também, com todos os povos do mundo: 

«A Europa é a única região democrática do mundo que nunca deixou de exportar vacinas. O valor da solidariedade que a crise pôs em evidência deve ser o fundamento da nossa União», acrescentou.

Num discurso que serviu de «reflexão sobre o futuro da Europa» e de balanço da atual presidência portuguesa do Conselho da UE, o Primeiro-Ministro, António Costa, referiu também que a visão de Mário Soares «inspirou as três prioridades principais» da presidência portuguesa da União Europeia: «reencontrar a prosperidade através de uma recuperação centrada na dupla transição ‘verde’ e digital», «promover os valores europeus» e «reforçar a autonomia estratégica de uma Europa aberta ao mundo».