Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-02-27 às 17h19

Unir o litoral e o interior em Mogadouro

Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, em ação de sensibilização sobre o oceano no âmbito da iniciativa Governo mais próximo no distrito de Bragança, Mogadouro, 27 fevereiro 2020
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, participou numa ação de sensibilização que levou as questões do oceano ao interior do País, concretamente à Casa da Cultura de Mogadouro, no âmbito da iniciativa Governo Mais Próximo no distrito de Bragança.

«Só conseguimos corrigir os problemas do oceano - acidificação, desoxigenação, aquecimento, sobrepesca e poluição - se nos empenharmos todos: os que vivem junto ao mar e os que vivem no interior», disse Ricardo Serrão Santos.

O Ministro sublinhou a interdependência entre os territórios e lembrou que «o Governo de Portugal está num processo de descentralização e apostado em unir o litoral e o interior».

A ação promovida pela área de governação do Mar e pela Docapesca - Portos e Lotas incluiu duas apresentações sobre pescado, nutrição, sustentabilidade e desporto para mais de 200 alunos do sétimo ao décimo segundo ano do Agrupamento de escolas de Mogadouro.

A investigadora Narcisa Bandarra do IPMA deu a conhecer a «estrela» da sessão - o carapau - peixe muito abundante na costa portuguesa, com excelentes características nutricionais e capturado de forma sustentável. A investigadora salientou a importância de incluir peixe numa dieta variada e equilibrada.

O atleta Francisco Lufinha, recordista mundial de Kitesurf de longa distância sem parar, partilhou com os jovens os desafios extremos que tem ultrapassado, e também a paixão pelo oceano: «É a minha cena. É um espetáculo estar no meio do mar».

O presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, Francisco Guimarães, iniciou a sessão agradecendo a presença do Ministro do Mar.