Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-03-10 às 16h01

Unidades móveis garantem vacinação em zonas mais remotas de Portugal

Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, na cerimónia de apresentação das primeiras unidades móveis de vacinação, Lisboa, 10 março 2021 (Foto: João Bica)
O Secretário de Estado da Saíde, Diogo Serras Lopes, participou na cerimónia de entrega das primeiras unidades móveis de vacinação contra a Covid-19, num evento que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

As primeiras cinco unidades, de um total de 50 que serão disponibilizadas, foram apresentadas nesta cerimónia que contou também com a presença da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota, o coordenador da task force para a vacinação contra a Covid-19, o Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo, e o presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, Carlos Nunes.

«Estas carrinhas são particularmente importantes para o acesso, por exemplo, a pessoas acamadas, em zonas de menor densidade populacional ou mais remotas do País», destacou Diogo Serras Lopes.

As unidades móveis são disponibilizadas pela Fundação Calouste Gulbenkian e Isabel Mota sublinhou o compromisso de «estar ao pé dos mais vulneráveis». «No meio de todas estas vontades e energias que estão a ser mobilizadas para a vacinação, há nichos em que não é fácil que as pessoas tenham o mesmo acesso», acrescentou.  

Do total de 50 unidades móveis, as primeiras vão apoiar a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte), centrando-se sobretudo em cinco áreas: Gerês Cabreira, Alto Tâmega e Barroso, Marão e Douro Norte, Douro Sul e Feira Arouca. «Vão sobretudo para as populações que estão acamadas e dependentes», referiu Carlos Nunes, sublinhando que há cerca de 25 mil pessoas nesta situação.

O Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo referiu que «estas carrinhas representam não só uma preocupação massiva, mas também a necessidade de encontrar aquelas pessoas que fugiriam à organização massiva porque estariam acamadas ou isoladas».