Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-03-11 às 18h46

União Europeia deve reafirmar a sua força no momento atual

Primeiro-Ministro António Costa e Chanceler federal alemã Angela Merkel, fazem declaração à imprensa, Berlim, 11 março 2020
O Primeiro-Ministro António Costa sublinhou a importância de reafirmar a força da União Europeia no momento atual, «seja pela pandemia do coronavírus», seja «pelos desafios globais que as economias enfrentam», numa declaração à imprensa com a Chanceler Angela Merkel, em Berlim.

Os Chefes de Governo de Portugal e da Alemanha têm um jantar de trabalho no qual discutem as relações bilaterais e as principais questões políticas europeias e internacionais, e a «preparação de nossas Presidências do Conselho, que se sucedem: no segundo semestre deste ano e no primeiro semestre do próximo ano».

O Primeiro-Ministro afirmou que este é um «momento muito importante para os nossos dois países, mas também para a Europa», «um momento onde, mais uma vez, seja pela pandemia do coronavírus, seja pela crise migratória, seja pelos desafios globais que se colocam às nossas economias, mais do que nunca, é importante reafirmar a força da União Europeia».

«É por isso que estamos a trabalhar com os diferentes Estados-Membros para implementar a agenda muito ambiciosa apresentada e que o Conselho Europeu também votou. Temos uma nova Comissão Europeia presidida por Ursula von der Leyen e queremos trabalhar para garantir que os seus planos possam ser implementados», disse.

A Chanceler federal alemã disse que, para além da epidemia causada pelo coronavírus, a reunião abordará «o tópico das perspetivas financeiras de médio prazo, o tópico da preparação para o Conselho Europeu de 26 de março, que também deve abordar os problemas de digitalização, e o tópico da preparação da nossa presidência da União Europeia». 

Angela Merkel referiu ainda que discutirão as relações entre a UE e a China, e entre a UE e África, e entre a UE e a Índia.