Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-06-14 às 12h39

União Europeia cria Certificado Digital Covid-19

Primeiro-Ministro, António Costa, na criação do Certificado Digital Covid-19 da União Europeia, Bruxelas, 14 junho 2021

Foi hoje assinado o regulamento que cria o Certificado Digital Covid-19 da União Europeia e que entrará em vigor a 1 de julho.

Na conferência de imprensa após a assinatura do regulamento, em Bruxelas, o Primeiro-Ministro, António Costa, afirmou que esta certificado constitui uma «oportunidade de viajar em liberdade e em segurança», ainda que se devam manter algumas «normas de segurança».

António Costa disse também que a medida constitui «um passo importante para dar força à nossa economia e à nossa recuperação», e que o certificado digital, agora criado, é uma «ferramenta inclusiva», porque abrange as pessoas que recuperaram da Covid-19, que testaram negativo e que já foram vacinadas.

«Aproveitem para viajar novamente, de forma livre e segura, por toda a União Europeia», concluiu.

Os certificados digitais Covid-19 para cidadãos nacionais vão ser emitidos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Concebido para facilitar o regresso à livre circulação dentro da UE, este certificado funcionará de forma semelhante a um cartão de embarque para viagens, em formato digital e/ou papel, com um código QR para ser facilmente lido por dispositivos eletrónicos, e que seja disponibilizado gratuitamente, e na língua nacional do cidadão e em inglês.