Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-07-12 às 10h12

União Europeia aprova missão de treino militar em Moçambique

Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Santos Silva, com o Alto Representante Josep Borrel e os homólogos da Alemanha, Heiko Maas, e da Eslovénia, Anže Logar, no Conselho de Ministros da UE, Bruxelas, 12 julho 2021 (foto: UE)
O Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia formaliza a aprovação de uma missão de treino e formação militar da UE das Forças Armadas de Moçambique. 

O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou esta é uma missão «em cujo lançamento a presidência portuguesa do Conselho [da UE] muito se empenhou no último semestre», à entrada para o Conselho dos Negócios Estrangeiros da UE. 

Os Ministros aprovam o lançamento da missão EUTM Moçambique, que irá treinar as companhias de forças especiais moçambicanas para desenvolverem uma reação de força rápida que permita mudar a situação em província de Cabo Delgado. 

Grupos armados aterrorizam as populações de Cabo Delgado desde 2017, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo jihadista Estado Islâmico, tendo já provocado quase três mil mortes e mais de 700 mil deslocados.

A missão EUTM Moçambique terá uma duração de 28 meses e será chefiada pelo brigadeiro-general do Exército português Nuno Lemos Pires.

Os Ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia terão dina um almoço de trabalho com o seu homólogo israelita, Yair Lapid, tendo Santos Silva destacado que este é o «primeiro contacto com o novo Governo israelita, tanto mais quanto hoje de manhã já tivemos a oportunidade de ter uma muito útil reunião com o Ministro egípcio dos Negócios Estrangeiros». 

O Conselho discute também a atual situação na região de Tigré, na Etiópia, tenho o Ministro referido que o Corno de África «é uma das regiões que mais necessita do empenhamento da UE no sentido de promover a estabilidade, a segurança e a paz das populações».