Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-06-21 às 17h51

União Europeia aposta no ecossistema empreendedor para convergir com líderes mundiais

Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, durante a EU Next Generation Innovators Summit, 21 junho 2021
O Ministro de Estado da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, destacou a aposta da União Europeia, durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, no desenvolvimento do empreendedorismo.
 
«Sendo o ecossistema empreendedor um claro indutor de crescimento económico e chave para a recuperação da Europa, Portugal apostou no desenvolvimento desta agenda para que o espaço comunitário possa convergir com as outras regiões líderes», disse o Ministro durante a EU Next Generation Innovators Summit.
 
Pedro Siza Vieira realçou que «a declaração dos Startup Nations Standards é um significativo passo para o objetivo de fazer crescer a operação e a presença das startups, ao incluir temas fundamentais como o talento, financiamento e políticas e que garantem que a Europa seja um mercado cada vez mais unificado».
 
A declaração dos Startup Nations Standards é um índice de excelência e um conjunto de boas práticas em política pública que visam captar e reter startups, fazendo deste tipo de empresas tecnológicas um dos principais motores para a recuperação económica da União Europeia.
 
O objetivo derradeiro visa colocar a Europa na liderança do empreendedorismo e fazer dela um continente reconhecido nesta área, pelo que o futuro das startups da União Europeia e as perspetivas dos líderes de empresas Unicórnio foram os temas-chave da conferência que decorreu em formato virtual.
 
O Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, o Secretário de Estado esloveno para a Tecnologia, Simon Zaic, e o Secretário de Estado francês para a Transição Digital, Cédric O, bem como a Comissária Europeia para a Inovação, Mariya Gabriel, também participaram no evento.
 
Mariya Gabriel referiu que «a agenda começa a ficar mais clara sobre como construir um ecossistema de inovação pan-europeia, que não deixa ninguém para trás e com foco em startups com soluções baseadas em Tecnologia Avançada/Disruptiva».