Saltar para conteúdo

Notícias

2020-06-24 às 17h59

«Um virar de página» nas vidas das famílias afetadas pelos incêndios

Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, durante a entrega de casas reconstruídas em Arouca, 24 junho 2020
A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, assinalou a entrega das duas últimas casas do concelho de Arouca cujas reconstruções após os incêndios de outubro de 2017 foram apoiadas com verbas do Orçamento do Estado.
 
Em Arouca, a Ministra sublinhou que este é «um momento que é um virar de página» na vida de famílias que nos últimos três anos tiveram de partilhar casas com familiares ou beneficiar de espaços disponibilizados pelas juntas de freguesia do concelho.
 
O Governo apoiou a reconstrução de cinco casas num investimento total de 277 500 euros: 45 500 em arranjos parciais de três casas e 232 mil em requalificações completas de outras duas habitações.
 
Ana Abrunhosa destacou que as habitações estão agora «em melhores condições do que em 2017» e realçou «a necessidade de as pessoas protegerem e limparem as suas casas» num esforço permanente de famílias e autarquias.
 
«A limpeza tem de ser uma preocupação das pessoas», reiterou, insistindo que quando não for possível fazê-lo autonomamente é necessário pedir ajuda.
 
Processo de entrega de habitações em Castelo de Paiva começa em julho
 
A Ministra aproveitou a ocasião para referir que as famílias desalojadas pelos incêndios de outubro de 2017 em Castelo de Paiva e que estão a ter as suas casas recuperadas com fundos do Estado vão começar a receber as habitações em julho.
 
As empreitadas de recuperação «estão quase a ser concluídas» e Ana Abrunhosa reforçou o compromisso de tentar que todas as famílias possam passar já o Natal de 2020 em casa, apesar de algumas dificuldades provocadas pela pandemia no que diz respeito ao fornecimento de materiais de construção.
 
As habitações em causa estão a ser reconstruídas através das verbas inscritas no Programa de Apoio à Recuperação de Habitação Permanente, criado para financiar as intervenções em casas de primeira habitação afetadas pelos incêndios de 2017.