Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-07-30 às 14h50

Turismo de Portugal abre 13 Centros EUSOUDIGITAL

Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, na abertura do primeiro Centro EUSOUDIGITAL, Lamego, 30 julho 2021
Com o objetivo de promover a capacitação digital dos portugueses e em particular do setor turístico, foi hoje formalizada a parceria entre o Turismo de Portugal, o programa EUSOUDIGITAL e a Estrutura de Missão Portugal Digital, para abrir 13 Centros EUSOUDIGITAL, 12 dos quais nas suas escolas e um na sede em Lisboa, numa cerimónia realizada em Lamego, com as presenças da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e do representante do Secretário de Estado para a Transição Digital, João Farinha.
 
Especialmente focados na capacitação digital do setor do turismo, mas disponíveis para acolher toda comunidade, estes Centros funcionarão com recurso a uma Bolsa de Mentores constituída por alunos das Escolas e colaboradores do Turismo de Portugal.  
 
Esta parceria prevê, ainda, a criação de novos Centros em Cafés históricos e Restaurantes das regiões onde estão localizados estes 13 espaços, promovendo a proximidade das comunidades locais.
 
Medida emblemática do Plano de Ação para a Transição Digital, o programa EUSOUDIGITAL tem o objetivo de promover a literacia digital de um milhão de adultos em Portugal, até ao final de 2023, através do desenvolvimento de uma rede de mais de 30 000 voluntários apoiados em mais de 1 500 espaços a nível nacional. 
 
Destina-se a todos os portugueses que nunca usaram a internet que pretendam adquirir competências digitais básicas, essenciais ao dia-dia, permitindo uma melhor adaptação às novas realidades de emprego que dependam do acesso à internet, combater o isolamento através de ferramentas digitais de comunicação, assim como os aspetos essenciais da utilização da internet em segurança. 
 
Qualquer adulto pode inscrever-se como aluno e agendar a sua sessão de capacitação digital, onde irá aprender a pesquisar e navegar na internet, criar uma identidade digital, uma conta pessoal numa rede social ou usar o correio eletrónico, de forma simples e gratuita.

Municípios, Juntas de Freguesia, instituições de Ensino, associações, empresas e qualquer tipo de organizações privadas, também podem aderir ao Programa, disponibilizando os seus espaços para acolher um Centro EUSOUDIGITAL, numa rede de parceiros unidos com o mesmo propósito: levar a internet a mais de um milhão de adultos.
 
A revolução digital tem vindo a acontecer um pouco por todo o país e, graças ao investimento realizado nas redes móveis e em fibra ótica, Portugal tem hoje uma infraestrutura ímpar de comunicações digitais. Por outro lado, na última década podemos identificar uma vaga importante de digitalização da Administração Pública e da sua relação com os cidadãos e com as empresas, destacando-se iniciativas como as compras públicas eletrónicas, o e-Fatura, a Chave Móvel Digital, entre tantas outras que hoje são familiares aos portugueses, bem como uma revolução equivalente na relação entre as empresas e os consumidores. 
 
A vida de grande parte dos portugueses é também já digital, sendo que pouco mais de 80% da população já está online, apesar de ainda muito aquém do potencial dessa presença. Segundo os dados do INE referentes a 2020, cerca de 18% dos portugueses nunca utilizou a internet, quando a média europeia é inferior a 10%, uma realidade que é urgente mudar, para o bem da presente e das futuras gerações, para o bem da sociedade e para o bem do País. 
 
O Turismo de Portugal pretende, assim, reforçar o seu contributo para um país mais inclusivo, aberto e ligado ao mundo, o que passa, inevitavelmente, pela literacia digital e consequente transformação digital do tecido económico das empresas do turismo. 
 
Sobre o programa EU SOU DIGITAL

O programa EUSOUDIGITAL tem como objetivo promover a literacia digital de um milhão de portugueses até ao final de 2023, através da promoção de ações de capacitação de adultos que nunca utilizaram a internet. 
 
Lançado a 6 de julho de 2021, o EUSOUDIGITAL é uma medida inscrita no Plano de Ação de Transição Digital, numa iniciativa que junta o Estado Português através da Estrutura de Missão Portugal Digital, a Caixa Geral de Depósitos e o MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, financiado no âmbito da Iniciativa Portugal Inovação Social, integrada no Portugal 2020, mobilizando fundos da União Europeia para o apoio de projetos de inovação e empreendedorismo social.
 
Com a ajuda de milhares de Voluntários, apoiados em mais de 1 500 Centros em todo o País, o programa irá ajudar mais de um milhão de portugueses a dar os primeiros passos na internet e criar uma geração de novos digitais.
 
O EUSOUDIGITAL visa contribuir para um Portugal mais avançado, inclusivo e participativo, alterando o paradigma digital atual, em que 2 em cada 10 portugueses nunca utilizaram a internet. 
 
Toda a informação sobre o Programa em www.eusoudigital.pt.