Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-10-18 às 15h17

Três finalistas do concurso para construção da nova ponte, entre Porto e Gaia, são portugueses

Projeto vencedor da nova ponte do metro sobre o Douro

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que o concurso para a nova ponte para o metro sobre o Douro foi «o mais desafiante que houve no mundo». João Pedro Matos Fernandes elogiou também os três finalistas, acrescentando que as 28 propostas apresentadas foram «de grande qualidade e surpreendentes».

O Ministro falava no Porto, durante a cerimónia de anúncio dos vencedores da primeira fase do concurso público internacional de conceção da nova ponte sobre o Douro que ligará a rede de metro.

«Sou engenheiro civil, nunca me esqueço disso, e ia jurar que esta ponte ia ser um pórtico. Enganei-me, a ponte afinal é um arco e um arco magnífico», disse ainda, destacando o facto de os projetos finalistas serem de gabinetes portugueses de engenharia.

 

Um «dia muito importante para o Porto e Gaia»

 

Salientando que este é um «dia muito importante para o Porto e Gaia» - municípios que ficam com «uma relação mais densa por transporte coletivo» - João Pedro Matos Fernandes afirmou que a empreitada desta nova ponte sobre o Douro não teria sido possível sem os presidentes das duas autarquias:

«Porto e Gaia têm de facto dois presidentes que sabem bem o que é o futuro da mobilidade, que essa mobilidade tem de ser coletiva, elétrica e sem estes dois ilustres presidentes era impossível termos esta ponte», disse.