Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-03-26 às 15h58

«Todo o sistema de saúde está pronto para dar resposta aos doentes Covid-19»

António Sales referiu que «todo o sistema de saúde está pronto para dar resposta aos doentes covid-19» e sublinhou que «o SNS24 continua a ser a porta de entrada».

Na conferência de imprensa diária sobre o Covid-19, em Lisboa, o Secretário de Estado da Saúde, António Sales, referiu que Portugal «está preparado para esta fase» de mitigação (transmissão comunitária) e que há outras encomendas a chegar, quer de material de proteção individual, quer de testagem.

O Secretário de Estado disse também que «esta nova fase vai obrigar cada um de nós a aumentar os seus cuidados» e que é «crucial que as pessoas não adoeçam todas as mesmo tempo e mantenham os contactos sociais reduzidos ao mínimo».

 António Sales referiu que Portugal já recebeu 5 mil dos 80 mil testes para a Covid-19, que tinham sido encomendados, e que os restantes chegam no início da próxima semana.
  
Planos de intervenção para saúde mental
 
O Secretário de Estado da Saúde acrescentou ainda que o Serviço Nacional de Saúde tem vindo a ativar planos de intervenção para a saúde mental, em contexto de catástrofe, e que as regiões de saúde do Algarve, Alentejo, Lisboa e Vale do Tejo, Centro e Norte já têm estes mesmos planos destes ativos, permitindo, «uma resposta integrada com diferentes níveis de cuidados».
 
«O apoio psicológico aos profissionais de saúde também está assegurado», disse ainda, acrescentando que «a pandemia tem posto à prova todos os serviços de saúde».
 
«Temos razão para nos orgulharmos do nosso SNS, quer dos hospitais, quer dos centros saúde, dos serviços de emergência médica e dos profissionais de saúde que o compõem», concluiu.