Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-01-24 às 19h06

Territórios devem aproveitar recursos para promover transição energética

O Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, afirmou que os territórios nacionais devem promover o aproveitamento de recursos endógenos para promover a transição energética.

Em Chaves, na assinatura do contrato de incentivo financeiro à promoção da utilização de energia geotérmica, o Secretário de Estado realçou que «a aposta nas energias renováveis é uma oportunidade para o País como um todo, e para os seus territórios, tendo em conta as especificidades de cada um».

João Galamba afirmou que este tipo de projeto, no Balneário Termal de Chaves, é «muito importante», pois promove o aproveitamento de um recurso endógeno, como a água termal, para criar energia e aquecer as habitações.

«O uso da água termal, normalmente utilizado para lazer ou tratamentos termais, pode ser aproveitada para outros fins e tem um uso energético, substituindo o uso de outras fontes energéticas, normalmente fósseis», acrescentou.

A transição energética em Portugal «é uma oportunidade para cada um dos territórios tirar partido dos recursos que tem». «No sul será mais o vento e o sol, em Chaves também o vento e sol, mas a geotermia», afirmou.

O Secretário de Estado frisou que «há financiamento nacional e europeu para isso, e há vontade nestes territórios para trabalhar este recurso».

O projeto-piloto, que tem um valor de 850 mil euros, comparticipado em cerca de 80% por um fundo de apoio à inovação, tem um prazo de execução de um ano e está previsto arrancar ainda durante 2020. Segundo dados do projeto, com os 25 edifícios aquecidos desta forma pode ser evitada a emissão de até 1.300 toneladas de dióxido de carbono por ano.

A minirrede irá ser criada no centro da cidade e estará à disposição de edifícios públicos, como a câmara municipal, tribunal, escolas ou a biblioteca, mas também terá uma componente privada, nomeadamente em acordos com vários hotéis.