Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-10-12 às 15h31

«Temos de proteger pelo menos 30% da terra e do mar»

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, interveio na 15.ª Conferência das Partes da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB COP15). 

Na participação no painel «Colocar a biodiversidade no caminho da recuperação», o Ministro comprometeu-se com o objetivo de «proteger pelo menos 30% da terra e do mar até 2030, através de Áreas Protegidas ou de outras medidas eficazes de conservação de base e gestão territorial».

A 15.ª Conferência das Partes da Convenção sobre a Diversidade é a mais importante conferência sobre biodiversidade no âmbito das Nações Unidas e começou esta semana, na China. 

A nova Estratégia Global para Biodiversidade Pós-2020 deve ser aprovada durante esta conferência, estabelecendo um novo quadro estratégico e um roteiro global para a conservação, proteção, restauro e gestão sustentável da biodiversidade e dos ecossistemas.

Originalmente aprovada na Conferência do Rio em 1992 e ratificada por 195 países e pela União Europeia, a Convenção da Diversidade Biológica foi criada para proteger as espécies vegetais e animais e garantir que os recursos naturais sejam usados de forma sustentável. Visa ainda alcançar a partilha justa e equitativa dos benefícios decorrentes da utilização dos recursos genéticos.