Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-10-15 às 14h28

«Temos de manter este ciclo de investimento e modernização»

Primeiro-Ministro, António Costa, e Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, visitam novo armazém automático da Sumol Compal, Almeirim, 15 outubro 2021 (foto: Paulo Cunha /Lusa)
O Primeiro-Ministro António Costa afirmou a importância de manter o ciclo de investimento e de modernização, aproveitando os recursos financeiros disponíveis, na cerimónia de inauguração de um armazém automático da Sumol-Compal, um investimento de 15 milhões de euros, em Almeirim.

O Primeiro-Ministro lembrou que Portugal atingiu, «no primeiro semestre deste ano, um novo máximo de investimento empresarial», que «as empresas já estão a exportar 4% a mais do que exportavam em 2019, antes da crise da Covid-19», e que «já conseguiram reduzir o desemprego para níveis inferiores ao período anterior à crise».

Apesar de termos passado «a maior crise das nossas vidas» e o seu «impacto económico absolutamente brutal», as empresas portuguesas «mostraram uma resiliência extraordinária», e têm de manter o ciclo de investimento através dos vários instrumentos e recursos financeiros disponíveis, designadamente do Plano de Recuperação e Resiliência.

«Temos de manter este ciclo de investimento, de modernização do País, e aproveitar as exigências da dupla transição climática e digital, não só para o País se continuar a desenvolver, mas para as empresas continuarem a ter capacidade de se modernizarem», disse.

António Costa elogiou o exemplo de investimento efetuado em Almeirim, referindo que «como vimos nesta visita, a chave da modernização está na inovação e a base da inovação assenta na produção de conhecimento».

O Primeiro-Ministro disse também que «tudo indica que, a manter-se esta continuidade, podemos chegar ao final de 2022 já tendo ultrapassado o nível a que estávamos em 2019», e afirmou a ambição para ir mais além: «temos de ter a ambição e – e temos a obrigação –, com os recursos postos à disposição do País, de ir bastante mais além e bastante mais depressa».

O armazém automático em Almeirim, com 12 mil metros quadrados vai permitir duplicar a capacidade de armazenagem no centro logístico da Sumol-Compal e aumentar a rapidez de expedição, eliminando ainda duplos transportes e reduzindo assim a pegada de dióxido de carbono em cerca de 1000 toneladas por ano.

A centralização das operações em Almeirim e o investimento em tecnologia vão permitir maior eficiência energética, nomeadamente a redução de 50% no consumo dos equipamentos.