Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-07-09 às 17h14

Tecnologias digitais serão fundamentais para a sustentabilidade do turismo urbano

Ministro de Estado da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, no Fórum de Presidentes de Câmara, Porto, 9 julho 2021
O Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, afirmou que «as tecnologias digitais e os investimentos continuados em novas atrações vão permitir disponibilizar uma melhor experiência para milhões de pessoas que estão ansiosas por voltar a fazer turismo».

No Centro de Congressos da Alfândega do Porto, num fórum organizado para debater o turismo e o futuro das cidades, o Ministro destacou também a importância de aproveitar esta oportunidade para relançar o turismo urbano com um foco na sustentabilidade, na inovação e na inclusão.

O «Mayors Forum on Tourism and the Future of Cities» foi organizado pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas, pelo Governo de Portugal, pelo Turismo de Portugal e pela Câmara Municipal do Porto e focou-se no desejo de garantir o regresso do turismo pós-pandemia com melhores condições e mais sustentável, que garanta vantagens para os turistas e para os residentes.

«É tempo de refletir na importância da gestão do fluxo de turismo nas nossas cidades», acrescentou Pedro Siza Vieira, corroborando a ideia-chave transmitida pelo Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas, Zurab Pololikashvili, que afirmou que «o regresso dos turistas às cidades um pouco por todo o mundo vai trazer mais do que apenas emprego e recuperação económica».

Durante o fórum, foi assinada uma declaração para o turismo e declaração das cidades que reafirma o compromisso de promover o crescimento do setor de um modo sustentável e responsável.

As cidades signatárias comprometem-se também a desenvolver a inovação e a utilizar cada vez mais a digitalização e dados para melhorar a experiência dos turistas e o impacto do setor nos residentes. A declaração reconhece ainda a importância da criação de ligações entre as cidades e as áreas rurais envolventes para que os benefícios do turismo possam ser transversais.