Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-11-02 às 15h03

Taxa de desemprego em setembro é a «mais baixa dos últimos 20 anos»

A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, afirmou que a taxa de desemprego em setembro «é a mais baixa dos últimos 20 anos».

No dia em que o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou que a taxa de desemprego teve uma redução homóloga de 1,6 pontos percentuais, a Ministra sublinhou que as medidas de apoio ao emprego permitiram reduzir a taxa de desemprego para 6,4%, que «é uma taxa inferior a setembro de 2019, altura antes da pandemia».

«É claramente um bom sinal do ponto de vista da capacidade da criação de emprego, mas também da manutenção do emprego e que é fruto desta forma como coletivamente encontrámos resposta à pandemia, de uma forma diferente de crises anteriores», acrescentou.

Ana Mendes Godinho referiu que as medidas de apoio ao emprego «mostraram que há formas diferentes de responder a uma crise e que dão resultados, nomeadamente uma taxa de desemprego de 6,4% que é uma taxa inferior a setembro de 2019, altura antes da pandemia».

Os dados indicam também que com «as medidas de política ativa pública de apoio ao emprego é possível ultrapassar fases difíceis, não atingindo taxas de desemprego de 18% como na crise anterior».

A Ministra afirmou ainda que os números do emprego «têm apontado para a estabilização e uma melhoria da taxa de desemprego nos últimos meses, de uma forma consecutiva».

«Estamos no top-4 dos países com maior capacidade de recuperar em termos de taxa de desemprego pós pandemia, o que também resulta desta mobilização de recursos sem precedentes que tem sido feita no apoio ao emprego e no apoio à criação de emprego e também do esforço coletivo que todos temos assumido como sociedade, de colocar o emprego como uma prioridade máxima», disse Ana Mendes Godinho.

O Governo tem ainda uma medida prevista no Plano de Recuperação e Resiliência para apoio à criação de emprego jovem permanente e não precário no valor de 230 milhões de euros. O Programa Compromisso Emprego Sustentável deverá ser lançado em breve.