Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-01-13 às 15h35

Submarino «Tridente» parte em missão para Mediterrâneo

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, na despedida ao submarino Tridente, Almada, 13 janeiro 2020
O submarino português «Tridente» partiu numa missão de dois meses no Mar Mediterrâneo para recolher informações, de forma discreta, que ajudem no combate ao tráfico de droga e de pessoas.

Na cerimónia de partida, que decorreu na Base Naval de Lisboa, em Almada, João Gomes Cravinho referiu que, através desta missão, Portugal está «a contribuir para tornar o Mediterrâneo um pouco mais seguro».

Para o Ministro, «esta é uma operação muito importante, porque todos nós conhecemos as tragédias que se vivem quotidianamente no Mediterrâneo, tragédias humanas e também algumas fontes de insegurança que afetam também Portugal».

João Gomes Cravinho referiu também que a segurança nesta zona «teve alguma melhoria» no ano transato, mas «as condições mais amplas mantêm-se, nomeadamente, a insegurança no Norte de África e «as grandes dificuldades no continente africano, que são fonte de migrações para a Europa».

No final da participação nestas operações, o submarino Tridente realizará um exercício no sul de Espanha com a Marinha Espanhola, o que, segundo Gomes Cravinho, «permite reforçar a capacidade conjunta para combater os flagelos, que são os mesmos».

O regresso do «Tridente» à Base Naval de Lisboa está previsto para março.