Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-04-28 às 16h23

SNS reforçado com 3619 profissionais até agora em 2021

Centro de Saúde
A Ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que o Serviço Nacional de Saúde já foi reforçado com 3619 profissionais em 2021, dando seguimento a uma tendência verificada nos últimos anos, com 9133 profissionais em 2020 e 15425 profissionais ao longo da anterior legislatura.

«São números impressionantes, que dependem dos portugueses, das escolhas que fizeram, das escolhas em serviços públicos, e das escolhas em serviços públicos de saúde que não servem por si só: servem para servir as portuguesas e os portugueses», referiu a Ministra durante a apresentação e discussão do relatório sobre a aplicação da declaração do estado de emergência no período de 17 a 31 de março de 2021, na Assembleia da República.

A Ministra sublinhou que, ao longo deste período, Portugal conseguiu «encontrar no Serviço Nacional de Saúde um serviço mais robusto que respondeu melhor às necessidades assistenciais dos portugueses». «O Estado teve a capacidade de ser responsável por todos os indivíduos, porque é essa a sua função: proteger os mais frágeis e os que mais dele necessitam», acrescentou.

Marta Temido referiu também que estes números servem para «continuar a trabalhar em várias linhas de cuidados, não só na vacinação mas também nas áreas habituais de prestação de cuidados», destacando que em março de 2021, face ao mês homólogo, o SNS «realizou mais 19% de consultas em cuidados de saúde primários».

A atividade assistencial vai continuar a ser recuperada e reforçada «para garantir que quem precise de consultas médicas, quem precisa de consultas de enfermagem, quem precisa de rastreios ou quem precisa de vacinação não fica para trás».

Marta Temido salientou ainda a criação de equipas comunitárias de saúde mental na área da infância e da adolescência.