Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-10-28 às 13h56

Situação de alerta devido à pandemia prorrogada até dia 30 de novembro

Ministra de Estado e da Presidência, Ministra da Saúde e Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, Lisboa, 28 outubro 2021
O Conselho de Ministros prorrogou a situação de alerta no âmbito da pandemia da doença Covid-19, até às 23h59 de dia 30 de novembro de 2021, em todo o território nacional continental. A medida deve-se ao facto da situação epidemiológica do País ter tido um agravamento na última semana, estando atualmente a incidência cumulativa a 14 dias em 94 casos por 100 mil habitantes e o risco de transmissão efetivo em 1,08.

Na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, a Ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que este agravamento «acompanha aquilo que é a situação europeia»:

«Está a confirmar-se aquilo que era o cenário esperado em função ainda da transmissão da doença, embora num contexto em que uma larga maioria da população está vacinada», acrescentou.

Marta Temido destacou também o facto da percentagem da população portuguesa vacinada contra a Covid-19 situar-se nos 85,9%  mas que «apesar deste contexto - que nos é francamente favorável - o vírus continua a transmitir-se» e a circular, «embora causando doença menos grave e consequências fatais em número menos significativo».

A Ministra referiu assim a necessidade de se manter um conjunto de regras básicas, designadamente: utilizar a máscara em espaços e ambientes fechados; não frequentar ou não permanecer, por muito tempo, em espaços sobrelotados; arejar os espaços físicos.

Marta Temido apelou ainda à toma, por parte da população elegível, da terceira dose da vacina contra a Covid-19 e da vacina contra gripe sazonal.

Em caso de sinais e sintomas de doença, a Ministra relembrou que as pessoas devem fazer um teste de Covid-19, ligar para a Linha de Saúde 24 e permanecer sem contato com os outros, não indo trabalhar.