Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-11-29 às 19h15

Sindicatos têm papel fundamental na valorização do trabalho e dos trabalhadores

Secretário de Estado da Administração Pública, José Couto, na sessão de encerramento da conferência «O papel dos Sindicatos na Sociedade e na Administração Pública», Lisboa, 29 novembro 2019
O Secretário de Estado da Administração Pública, José Couto, afirmou que «os sindicatos têm um papel fundamental» na sociedade ao nível da «valorização do fator trabalho», da «dignificação dos trabalhadores» e da «construção da democracia participativa e da justiça social».

José Couto falava na sessão de encerramento da conferência «O papel dos Sindicatos na Sociedade e na Administração Pública», no âmbito dos 40 anos do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Publica (SINTAP), que decorreu na sede da União Geral de Trabalhadores, em Lisboa.

Sublinhando que os sindicatos têm um «papel insubstituível na sociedade e na democracia», o governante afirmou que tanto o SINTAP como a UGT privilegiam «a negociação e o diálogo», garantindo que o Governo estará «sempre disponível para esta negociação e para este diálogo aberto e construtivo».

Quanto aos trabalhadores públicos, o governante recordou que, «depois de um longo período de ajustamento financeiro, é agora possível regressar à normalidade na Administração Pública».

José Couto considerou que «é possível pensar o futuro numa lógica de inovação, capacitação de organizações e indivíduos», numa aposta na valorização e qualificação dos trabalhadores e dos processos de gestão e prestação de serviços públicos.

«Este futuro tem de ser pensado cautelosamente, num processo de construção plurianual, que garanta reflexão, sustentabilidade e eficiência a longo prazo, que não nos faça cair novamente no passado recente», acrescentou, reiterando a importância de tirar partido das tecnologias e da transformação digital sem esquecer as pessoas.

«As pessoas têm de fazer parte do desafio de prestar melhores e mais eficazes serviços públicos. Os trabalhadores públicos e os seus representantes terão nisto um papel fundamental», acrescentou.