Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-08-04 às 14h33

Setor deve valorizar a qualidade do pescado para manter sustentabilidade dos recursos

Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, afirmou que é preciso valorizar o pescado «na sua melhor qualidade» para manter a sustentabilidade dos recursos.

Em Ponta Delgada, nos Açores, durante uma visita à empresa Fat Tuna, o Ministro destacou a importância que o aumento do conhecimento ao nível do processamento do pescado teve no «aumento do rendimento do pescador, empresas, sociedade, ambiente e recursos».

Ricardo Serrão Santos abordou também a forma como a pandemia afetou o setor das pescas, limitado devido às quebras na restauração e no turismo, mas sublinhou que a pesca tem continuado sempre ativa e que «o peixe não perdeu valor».

«Nunca faltou o peixe na mesa dos portugueses e empresas como esta que hoje visito fizeram muito também para que isso acontecesse e para manter a atividade da pesca ativa», acrescentou.

O Ministro salientou ainda a importância de as empresas do setor apostarem na inovação para conseguiram uma reinvenção que permita superar obstáculos no futuro. «A Fat Tuna é uma empresa que atravessou a Covid-19 primeiro com receio, ameaças de dificuldades, mas que encontrou as soluções e foi passar a vender o seu produto diretamente através da Internet a clientes específicos».

«É um exemplo muito particular de dar valor ao pescado, uma vez que tem contacto com os armadores, pescadores e com a administração regional e com a Lotaçor. Adquire o peixe com elevada qualidade. Dá um tratamento especial ao pescado e oferece também o melhor preço pelo produto adquirido e isto é muito bom», referiu.

O Ministro do Mar vai estar até ao final da semana nos Açores no âmbito do Roteiro da Economia e do Empreendedorismo Azul.
Tags: pesca, Açores
Áreas:
Mar