Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-09-06 às 11h33

Segurança é «um fator de desenvolvimento do País»

Posse do Secretário-geral dos Serviços de Segurança Interna
Primeiro-Ministro, António Costa, na tomada de posse do Secretário-geral dos Serviços de Segurança Interna, Embaixador Paulo Vizeu Pinheiro, Lisboa, 6 setembro 2021 (Foto: Nuno Fox/Lusa)
O Primeiro-Ministro, António Costa, afirmou que a segurança é um fator decisivo para o País, porque permite atrair investimentos e talentos internacionais, numa altura em que Portugal é considerado o quarto país mais seguro do mundo.

António Costa falava na cerimónia da tomada de posse do novo Secretário-geral dos Serviços de Segurança Interna, Embaixador Paulo Vizeu Pinheiro, em Lisboa, onde estiveram também presentes o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e a Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem.

O Primeiro-Ministro referiu-se também à segurança como um pressuposto para o «exercício dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos num estado de direito democrático», e destacou a importância da partilha de informação a nível internacional e a nível nacional entre os diversos serviços e forças de segurança.

«Quanto mais informação for partilhada mais cada um exerce o seu poder próprio. É assim no território nacional e é assim, cada vez mais, tendo em conta que estando nós inseridos na União Europeia, fazendo parte do espaço Schengen, cada vez mais as questões de segurança conhecem menos fronteiras», disse.

Não obstante Portugal ser um «ponto de encontro do mundo» e «um ponto de cruzamento de culturas» - o que tem sido absolutamente essencial para a nossa afirmação externa - António Costa afirmou que o País se encontra, por outro lado, «nas rotas de muita da criminalidade global que hoje existe».

Antes de terminar, António Costa destacou ainda o «talento diplomático» do embaixador Paulo Vizeu Pinheiro, agora empossado, e agradeceu o trabalho desenvolvido pela Secretária-Geral cessante, Helena Fazenda.