Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-04-01 às 13h52

Secretário de Estado da Saúde destaca «onda solidária» para combater Covid-19

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, destacou a enorme «onda solidária individual e coletiva» da sociedade civil para robustecer a capacidade de resposta à pandemia provada pela Covid-19.

Na conferência de imprensa diária para fazer o ponto da situação da Covid-19 em Portugal, António Sales deu como exemplo a Associação Portuguesa de Bancos que adquiriu, «há bem pouco tempo, cem ventiladores e cem monitores para o SNS».

O Secretário de Estado agradeceu também todo o trabalho voluntário que tem sido feito para dar resposta à epidemia e as diversas doações de equipamento de proteção individual.

Apelando à redução máxima dos contatos sociais, António Sales afirmou que «continua a ser crucial que as pessoas não adoeçam todas ao mesmo tempo» e que todos têm «a obrigação de fazer uma gestão criteriosa dos nosso recursos de saúde».

Amostras para diagnóstico mais que duplicaram numa semana

Relativamente às amostras para diagnóstico da Covid-19, o Secretário de Estado disse que já foram processadas «mais de 69 mil amostras desde o dia 1 de março» e que, só na semana passada, este número chegou quase às 40 mil, representando mais do dobro relativamente à semana anterior.  António Sales acrescentou, porém, que não é possível testar toda a gente, com critério clínico, «no mesmo dia e ao mesmo tempo».