Saltar para conteúdo

Notícias

2020-01-21 às 18h09

Secretário de Estado Adjunto e da Justiça assiste à final do torneio prisional de andebol

Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Mário Belo Morgado, na final do torneio prisional de andebol, Viseu, 21 janeiro 2020
O Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Mário Belo Morgado, assistiu à final do Torneio Nacional Prisional de Andebol, no Pavilhão Gimnodesportivo de S. José do Campo, em Viseu, que resulta de uma colaboração entre a DGRSP e a Federação de Andebol de Portugal (FAP) iniciada em 2010 e renovada em 2017. A equipa vencedora foi a do Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz.

A iniciativa segue a linha do programa de Justiça deste Governo, que visa promover políticas de humanização, dignificação e reinserção social dos reclusos, reforçando os laços da comunidade prisional com a sociedade civil, através de um fenómeno tão transversal como o desporto.

Ao abrigo desse protocolo foram realizados três quadros competitivos nacionais (em 2015, 2018 e 2019), que abrangeram os Estabelecimentos Prisionais de Alcoentre, Aveiro, Chaves, Coimbra, Covilhã, Guarda, Lisboa, Pinheiro da Cruz, Porto, Vale do Sousa, Vale de Judeus e Vila Real.

O projeto contempla ainda o Estabelecimento Prisional feminino de Santa Cruz do Bispo.

Além da vertente ocupacional e da criação de espaços de descompressão, a prática desportiva devidamente enquadrada sob o ponto de vista técnico e pedagógico desempenha um papel relevante na promoção de estilos de vida saudável, que influenciam diretamente o bem-estar e o equilíbrio emocional dos reclusos, aspetos que se refletem no plano individual, mas também ao nível da própria instituição prisional, reduzindo o potencial de conflitos e contribuindo dessa forma para a segurança global do espaço penitenciário.
Áreas:
Justiça