Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-12-02 às 19h59

Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna apresentou livro de experiências das polícias portuguesa e espanhola

Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís
O Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, participou no lançamento do livro «Polícia(s) e Segurança Pública: História e Perspetivas Contemporâneas», que decorreu na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. 

«O livro que aqui nos traz é uma obra escrita a várias mãos, o que o torna plural e, por esse motivo, quero acreditar, mais interessante. Remetendo-nos para uma perspetiva histórica das diversas forças policiais em Portugal e Espanha, as suas interações e a atualidade, pretende-se trazer ao conhecimento do grande público a história, memória e património das polícias», referiu o Secretário de Estado.

O livro compila experiências de um leque abrangente de académicos e polícias das polícias de Portugal e Espanha e, de acordo com Antero Luís, «dá um toque de contemporaneidade quando, na sua última parte, nos traz assuntos que vão do estado de emergência aos denunciantes, passando pelo terrorismo, as migrações e o controlo de fronteiras».

«As perspetivas contemporâneas traçadas neste livro estão perfeitamente em linha com aqueles que são os objetivos do Governo de Portugal em robustecer a segurança interna. Manter o rumo até aqui seguido é importante e decisivo. Mas é possível aumentar a eficácia da coordenação das forças e serviços de segurança por forma a potenciar a sua capacidade de combate às ameaças que impendem sobre a segurança - com o terrorismo no topo das prioridades - mas também os tráficos de pessoas, droga e armas, o cibercrime e a criminalidade económica e financeira», concluiu o Secretário de Estado.

Este livro constitui o corolário do I Congresso Internacional: História, Identidade e Património da(s) Polícia(s), organizado em 2019 pela Polícia de Segurança Pública (PSP), por intermédio do Museu da Polícia (MUP) e do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), em parceria com o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (IHC).